11.3.11

ACABAMENTO: FAZ PARTE DO SEU DESIGN

A importância de entregar um trabalho perfeito para seus clientes é essencial, temos que ter a preocupação desde o início de um projeto gráfico, absorver todas as informações e ter atenção em todos os passos da produção. Finalizar seus projetos com um acabamento impecável requer conhecimento de algumas técnicas.

Essas informações retirei de alguns sites que vou indicar no final dessa matéria. E claro com o conhecimento adquirido no dia a dia. Esses sites são ótimos para aprender, atualizar e estudar sobre Produção Gráfica, uma área que é preciso ter muito conhecimento para não falhar em seus trabalhos impressos.

Caso os entendidos no assunto encontrem algum erro aqui favor avisar ou favor participar com mais informações.

Não vou falar de todos, mas acredito que esses são bastante utilizados.


  
ALGUNS TIPOS DE ACABAMENTO


FACA GRÁFICA
O uso da faca “faca gráfica” é sempre interessante, podemos encontrar, descobrir novas formas, cortes. Decora muito bem seu impresso.
Faca Gráfica são lâminas de aço presas à madeira.

  
VERNIZ
Embeleza e protege, ainda mais se for um material que estará sempre sendo manuseado. Existem diversos tipos de Verniz. Verniz com cheiro, reservado, total, texturizado e muitos outros.


HOT-STAMPING

Impressão a quente, utilizada para dar um diferencial em títulos de livros, ou convites e cartões. Muito usado em pequenos detalhes. O resultado é uma imagem metálica de alto contraste.






RELEVO SECO
Este processo permite reproduzir formas definidas em relevo sobre papéis ou cartões, tais como: logotipos e símbolos em envelopes e papelarias. Sem uso de tinta.







RELEVO AMERICANO

Este é um tipo de impressão de imagens e textos em relevo com o uso de calor. Seu princípio básico consiste na cobertura de uma fina camada de tinta úmida com um pó termoplástico que quando aquecido torna-se um líquido homogêneo. No resfriamento, o líquido solidifica-se para deixar um acabamento em relevo sólido sobre a área impressa.



PLASTIFICAÇÃO

Processo de acabamento gráfico no qual se aplica um filme plástico sob calor ou pressão sobre uma folha impressa, a fim de proteger e melhorar a aparência.

Os filmes plásticos (polipropileno e polietileno) aplicados neste processo podem ser brilhantes ou foscos. Como alternativa temos os filmes metalizados, perolizados, iridescentes, holográficos etc.
A diferença entre a plastificação e a laminação reside no fato de a plastificação ser aplicada utilizando o calor e a pressão e a laminação ser a frio, com o emprego de adesivos.

DOBRA

A folha depois de impressa é dobrada, esta dobra é feita através de uma máquina dobradeira, capaz de fazer dobras simples ou múltiplas, essas máquinas dobradeiras podem ser ajustadas para diversos tipos de papel e de dobra. Um outro exemplo de dobra é a Dobra Francesa, que consiste em uma combinação de dobras em um determinado impresso, ou seja, um material com 4 dobras, sendo vertical e horizontal, formando assim um impresso de 4 (quatro) lados.



COMBINAÇÕES NO ACABAMENTO

VERNIZ UV E ALTO RELEVO: com essa combinação podemos alcançar um resultado bacana. Pois o alto relevo levanta um objeto reservado.

LAMINAÇÃO BRILHANTE E PAPEL LEVE: quando usamos um papel muito fino para nossos impressos corremos o risco da tinta vasar para o outro lado, e no caso de aplicar a laminação em um papel fino e sendo em apenas em um dos lados teremos o problema desse papel ondular, uma boa opção é usar um papel mais encorpado ou laminar dos dois lados.

VERNIZ UV E LAMINAÇÃO: devido ao processo de aquecimento esses dois arranjos não combinam, não usem pois terão problemas.

FACAS: fazer um design bacana com a utilização de facas pode ser bem interessante para o visual, enriquece a arte, mas cuidado com o deslocamento dos registros, isso pode afetar todo seu material. 

Como disse lá no início da matéria segue os links dos sites que sempre navego, sempre entro nesses sites para tirar algum conteúdo para minhas aulas. 
http://rickardo.com.br/prodgraf/index.html
http://all4pg.com

Não posso deixar de citar também a revista Computer Arts onde tirei informações também.

Abraços.
.
.
.

Nenhum comentário: