25.11.10

ALGUNS TERMOS USADOS POR GRÁFICAS / DESIGNERS

Arquivo Aberto: arquivo salvo no mesmo programa que desenvolvi o projeto.

Arquivo Fechado: arquivo salvo para uma impressora PostScript com todas as configurações de saída de filme, lineatura etc.

Bitmap: formato de arquivo gráfico formado por uma matriz de pontos. Ex.: TIFF, BMP.

Chapado: áreas em um impresso que imprimem 100% de uma cor determinada.

Cor Especial: tinta de cor diferente das cores de impressão básicas. Pode ser obtida com as misturas das tintas de impressão. Ex.: Ouro, Prata.

Fotolito: filme com o qual são gravadas as chapas de impressão. 

Imagem Vetorizada: forma de codificação de imagens através de vetores. Posso aumentar essa imagem que não perde qualidade. Descrição geométrica de uma figura por meio de coordenadas de pontos e curvas (vetores). Ex: IIlustrator e CorelDraw são programas vetoriais.

Linha-Guia: série de linhas horizontais e verticais que servem apenas como guias de posicionamento dos textos e imagens.

Lombada: é o dorso da publicação, onde se encontram os grampos, colagens ou costuras.

Lâmina: em impressão chamamos de lâmina o formato aberto do trabalho. Por exemplo: 4 páginas correspondem a uma lâmina de impressão (dobrada) com duas páginas na frente mais duas no verso.

Marca de corte: marcas especiais que indicam como o trabalho deverá ser cortado na gráfica, no processo de acabamento do material.

Offset: processo de impressão baseado em cilindros de borracha para transferência de tinta para o papel.

Overprint: impressão sobreposta. A cor em primeiro plano é impressa sem que a cor que está em segundo plano seja retirada.

Policromia: qualquer processo de impressão em que entram mais de três cores.

Refilar: aparar papéis antes e após a impressão, retirando os excessos ao formato final.

Registros: marcas coincidentes colocadas no fotolito para que haja encaixe perfeito no processo de impressão.

Sangria: toda imagem ou elemento sobressalente que ultrapassa as áreas de corte. Tem função de não deixar filetes no trabalho após realizado as etapas de cortes e dobras.


Bom, apesar de conhecer muitos desses termos as explicações não sairam da minha cabeça viu, copiei esses termos de alguns sites e resolvi postar aqui. Mas pelo que lí e percebi estão corretos.

Coloquei alguns, dentro de tantos termos que existem.

Para quem pretende fazer parte da área de criação ou trabalhar em gráfica, produção gráfica, etc. Esses termos sempre aparecem quando temos que enviar uma arte para gráfica, ou acompanhar um processo de impressão.

Pré impressão/impressão/pós impressão.

Bjo fui





Nenhum comentário: