19.10.10

CORELDRAW - SOLUCIONANDO DUVIDAS

Uns dias atrás fiz um treinamento particular e o foco principal era esclarecer algumas duvidas desse aluno.
Tomei a liberdade de colocar aqui, também entendo que poderei estar ajudando outras pessoas com as mesmas duvidas.

Esse aluno estava próximo de participar de uma entrevista e teste. Seria um teste simples com o CorelDraw.

Engraçado, vejo tantas pessoas, designers, criativos, que detonam com o Corel, mas em muitas empresas, agências e gráficas principalmente utilizam muito esse software.

Já faz tempo que cheguei a conclusão que esse é o software mais odiado e amado ao mesmo tempo, existe um monte de pessoas que utilizam, que curtem, mas reclamam de alguns problemas que o Corel apresenta. Mas qual software não tem problemas ?
Minha opinião é que o CorelDraw é excelente, assim como Illustrator, Photoshop e outros, basta saber trabalhar com eles.

Uso o illustrator também, é show, mas o Corel tem suas facilidades.

Vou colocar algumas duvidas desse aluno, são simples e acredito que ele conseguiu absorver tudo que passei e aqui espero poder ajudar quem tem esse tipo de dificuldade.

Vamos lá.

Uma pergunta dele foi em relação ao tamanho da arte de um banner ou da página ÁREA DE TRABALHO". 

1 - Como desenvolver uma arte com tamanho especifico (banner de 2 m. x 1 m. / outdoor, etc)?

Bom, se vou fazer um banner que será impresso, pode ser que seu cliente já tenha uma medida final, 1x1 m, 3x4m, sei lá.
Então dentro do CorelDraw vou estipular essa medida e depois começar a desenvolver a arte, lógico, seria complicado você desenvolver uma arte sem ter a medida final, então, primeiro estabeleça essa medida, para meu exemplo vou colocar um banner de 4x1,5 m.

Vou lá na Barra de Propriedades do Corel, no campo Dimensão de Página e digito os valores como na imagem abaixo.


Digito esses valores de 4 na horizontal e 1,5 na vertical, notem que na Barra de Propriedades temos uma caixa chamada Unidade de Medida ou Unidade de Desenho, ali eu escolho se vou trabalhar em milimetros, centimetros, metros e etc. Nesse exemplo coloquei em metros.
Pronto gente, já tenho minha área de trabalho com o tamanho final do meu banner, agora dentro desse espaço é que vou desenvolver minha arte. Fácil.


Uma outra duvida era.

2 - Como fazer para colocar uma imagem dentro de um quadrado, retângulo, círculo ?

 Primeiramente, escolhi esta imagem do balão da Corel e escolhi também essas 3 formas. E para colocar a imagem dentro dessas formas vou usar o PowerClip.



Antes de aplcar o PowerClip vamos alterar uma configuração básica que vai ajudar vocês, então clica em Menu Ferramentas/Personalização escolha área de trabalho e clique em editar e deixe habilitado a opção "Conteúdo de centralização automática do novo PowerClip".

Depois seleciono o balão, vou em Menu Efeitos e procuro por PowerClip e escolho Colocar em Recipiente e clico com a seta em cima da linha de contorno do retângulo. Caso queira editar esse PowerClip volte em Menu Efeitos PowerClip e escolha editar ou extrair.





Pronto, tenho as imagens do balão inseridas nessas formas básicas.

Simples né, qualquer duvida me avisa..uhu.

5 comentários:

Vera R. Nunes disse...

Obrigada...ai de mim se nao fossem vcs jovens que me ajudam

fabiano disse...

Valeu pelo comentário Vera, é um prazer ajudar. Fabiano Lima

CarlosRobertoRochaIII disse...

Show de bola Fabiano__consegui fazer_
thanks pela superdica_
abraço
CRRochaGuitar

fabiano disse...

Obrigado CRRochaGuitar...volte mais vezes..abraços

edualex disse...

Boa tarde,
Por favor me ajude.
Fussando nas configuracoes do corel eu acabei fazendo besteira.
Por exemplo:
Se eu desenho um retangulo e eu parar com o cursor em algum canto ele aparece o no....ok? Ate ai blz mas tbm ja aparece outra ferramenta...EDITAR ARREDONDAMENTO DE CANTO.
e isso e muito ruim pois quero desligar essa funcao e nao sei como.
Quero so apareca o no e mais nada.pq assim como ta fica dificil eu arrastar um objeto segurando pelo no, entende?
Por favor me ajude.
Meu corel e o x8.
Meu whats (47) 9 9276-1310