27.10.10

ACRÍLICO: BELEZA, DURABILIDADE E VARIEDADE



Beleza, durabilidade e variedade de cores fazem do acrílico a sensação do momento, hoje o acrílico é visto em diversos lugares, com diferentes formas de uso.

Não é para menos, pois estamos falando de um material flexível e que se encaixa em qualquer ambiente. Vocês já notaram que muitos programas de TV aderiram a febre do acrílico? Deixando o visual dos palcos mais limpos e atraentes, explorando a criatividade dos Designers e as formas do acrílico.

Basta sair de casa, andar por shopping center, lojas de 1 Real e muito outros comércios para que a beleza dos produtos sejam ainda mais evidentes com o auxílio do acrílico.  E nas lojas de vendas de celulares, onde encontramos display em acrílico que servem de suporte para os aparelhos, nas perfumarias, lojas de jóias, em muitos locais o acrílico faz parte da comunicação visual.

Com acrílico podemos criar troféus, medalhas, brindes, luminosos, fachada de lojas, móveis, recipientes para alimentos, displays e PDVs.

A vida útil do acrílico pode chegar a 10 anos, resistindo ao sol e chuva, material que conta com diversas cores e espessuras.

Temos evento voltado para discutir o acrílico, um jornal só para o acrílico, tamanho a importância do material. Além da Indac que é o Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico.

Apesar de notarmos bastante o uso do acrílico, ainda temos muito mais a explorar, empresas vêm se especializando cada vez mais no assunto, adquirindo equipamentos de ponta para um melhor desenvolvimento. Não se pode esquecer da capacitação profissional, pois quem trabalha no setor sabe que manipular o acrílico na produção exige produtos e materiais específicos, a segurança no transporte para os produtos tem que ser bem observado, além da embalagem. Sem dizer no armazenamento das chapas.

Empresas que trabalham diretamente com o acrílico empregam muitos funcionários e empresas que trabalham com o design do acrílico empregam mais ainda, hoje nessas empresas podemos encontrar o rapaz que vai dobrar o acrílico, outro que vai polir, um que vai separar o material, outro que opera a máquina de corte, a produção toda, o designer e por aí vai.

Infelizmente esse é um setor pouco divulgado e que deve ser visto com bons olhos, quanto mais informação, mais interesse teremos por parte do consumidor final.
E com a ajuda de instituições, eventos, periódicos e empresas do segmento o uso do acrílico tende a crescer e gerar novas possibilidades.

O Salão do Acrílico serve bem para mostrar o quanto é vantajoso o uso do material, onde empresas do setor, produtores de chapas e resinas, entre outros, aproveitam para mostrar aquilo que fazem e divulgar seu trabalho e claro, abordar o tema acrílico, ficaremos no aguardo da próxima edição. Vale a pena participar desses eventos, principalmente se você tem interesse de aprender ou entender mais sobre o tema.

Não posso deixar de mencionar que toda sobra do acrílico é reciclada, mais um ponto positivo, produto sustentável.

Vou parar por aqui, no link abaixo tem um vídeo mostrando peças em acrílico. Como complemento para esse texto leia também nesse Blog sobre CORTE A LASER.

Pessoal, trabalho como Designer de Acrílico, por isso um pouco do meu conhecimento sobre esse tema, além disso, gosto muito de ler e uma boa parte do que tem aqui é através de leituras do Jornal do Acrílico e do próprio site da Indac.

Quer ver mais um pouco do acrílico
http://www.youtube.com/watch?v=iDuJ0IflaYY

Texto: Fabiano Lima - Leitura de apoio: Indac - http://www.indac.org.br/

 

Nenhum comentário: