8.7.09

FORMATOS DE ARQUIVO PHOTOSHOP

BMP: É o formato nativo do windows, mais precisamente do Microsoft Paint. o BMP suporta 16 milhoes de cores, e seu principal uso seria para os famosos "papeis de parede" do windows.


GIF: Gif da Compuserve. É um formato bastante usado na web, pois contém 256 cores, e o mesmo suporta fundos transparentes e animações.


JPG: É o formato mais utilizado na WEB. Mais o JPG tem um problema, pois sua compactação causa perda, ou seja, quanto maior seu arquivo, sua compactação, maior será a perda de qualidade que irá existir. O JPG aceita milhões de cores, suportando modelos como RGB e CMYK.


PNG: Arquivo desenvolvido para suportar fundos transparentes e arquivos coloridos de qualidade na Web, PNG possui características como compressão sem perda.


PDF: É um formato criado pela Adobe "Portable Document Format". também um arquivo baseado em PostScript que permite visualizar páginas com textos, desenhos vetoriais e imagens. Formato bastante usado em fechamentos de arquivo, onde o mesmo não há perda.


TIFF: É um dos formatos de impressão que mais se usam, pois suporta compactação sem perda.


EPS: Nome de origem "Encapsulated PostScript, no Photoshop podemos abrir arquivos Vetoriais exportados por programas como Corel, Illustrator e Freehand. Esse tipo de ação é chamado de rasterize, onde os desenhos são convertidos para Pixel. Arquivo EPS é um dos mais recomendados para formatos de impressão em OffSet.


PCX: É o formato nativo do PC PaintBrush, parente do BMP, suporta até 16 milhões de cores, mas o mesmo não tem qualidade para a gráfica.


PICT: Um arquivo nativo da Apple, para o MAC OS, que suporta 16 milhões de cores.


PIXAR: Formato específico para trabalhar com imagens 3D em estações da própria Pixar, reconhecido estúdio de animação, liderado por Steve Jobs.


SCITEX CT: É formato específico dos equipamentos da Scitex. O Photoshop permite abrir imagens digitalizadas nos scanners de alta precisão dessa conhecida marca.


TGA: Formato da TrueVision, desenvolvido para aplicativos de vídeo e cor de nível profissional em PC. É padrão profissional para geração de sinal de TV a partir de grafismos digitais.


DCS: Baseado na linguagem PostScript, foi desenvolvido pela Quarkm exclusivamente para impressão gráfica. Esse formato só admite modelo de cor CMYK.

Nenhum comentário: